Reguengos de Monsaraz: Mercado Municipal reabre ao público após requalificação

Mercado_Municipal_de_Reguengos_de_Monsaraz_8A requalificação e modernização do Mercado Municipal de Reguengos de Monsaraz está concluída e a inauguração acontete hoje. Na segunda fase das obras foi executada a recuperação das arcadas e a construção de sete lojas para o comércio local, uma gelataria, o posto de turismo municipal e estacionamento automóvel.

Neste espaço ficaram ao dispor do público 19 bancas, nomeadamente quatro para peixaria e 15 para venda de legumes, hortaliças, frutas, queijos e presuntos, entre outros produtos alimentares. A requalificação e modernização do Mercado Municipal, um investimento de 533 mil euros, tiveram como objetivo a adaptação do edifício às necessidades atuais sem desvirtuar a sua arquitetura original.

Toda a área envolvente ao Mercado Municipal foi pensada no paradigma  da devolução do “espaço” às pessoas, sempre de forma integrada. Assim, deu-se relevância à criação de zonas de estadia com colocação de bancos, mesas e decks, feitos a partir de resíduos de plástico reciclado. Foram ainda colocados canteiros delimitadores da área de estacionamento com a de estadia, que para além dessa função servem também como bancos.

A vegetação utilizada está de acordo com o dia-a-dia de um mercado e o que nele se transaciona, optando-se por plantas comestíveis como as alfazemas, os alecrins, as salvas e o tomilho, e árvores cuja vertente comestível estivesse integrada nas plantas, tendo sido escolhida a amendoeira. De modo a que se pudesse, no período de maior calor, contribuir para o bem-estar de quem usa e usufrui dos vários espaços de estadia, implementou-se um sistema de climatização exterior com bicos de pulverização que poderá diminuir a temperatura ambiente entre os 2 e os 4 graus centígrados. 

   

Junto às lojas exteriores foram criadas áreas de explanada devidamente demarcadas com os materiais utilizados, nomeadamente a calçada portuguesa e as lajetas de betão. Foram ainda feitos 12 lugares de estacionamento, entre os quais dois de mobilidade condicionada. Com esta intervenção requalificaram-se todas as infraestruturas de abastecimento de água, esgotos domésticos e águas pluviais, tendo-se ainda implementado o sistema de rega automática e rede de gás. 

Em setembro do ano passado foi aberta ao público uma ala do mercado após as obras de requalificação que integraram o isolamento da zona de peixaria, colocação de pavimento cerâmico antiderrapante, novas bancas em inox para exposição de peixe e colocação de equipamentos, máquinas de gelo, lava-mãos e esterilizadores de facas. A autarquia adquiriu para esta ala do Mercado Municipal três câmaras de refrigeração para conservação do peixe e uma câmara de refrigeração de subprodutos.