Terminou com uma grande noite de fado, mais uma edição da Feira do Chocalho 2013, em Alcáçovas, pelas vozes de Rodrigo, Alexandra e José Gonçalez, num espetáculo com apresentação de José Carlos Malato. Pelo palco principal passaram ainda nomes como Archybak, na sexta-feira, e Virgem Suta, no sábado.
Cerca de 60 expositores das mais variadas áreas estiveram presentes no certame, da responsabilidade do Município de Viana do Alentejo e da Junta de Freguesia de Alcáçovas, com realce para o artesanato.
Mas nem só de expositores e muita música se fez a Feira do Chocalho. Destaque para o espaço dedicado às crianças da Oficina Aberta e para as Oficinas de Artes e Ofícios Tradicionais, promovidas pela Associação Terras Dentro. Para o público mais jovem, o Summer Spot com festas específicas The White Party, Glow Party e ainda uma noite de música ao vivo – organizado pela ACRA Associação Cultural e Recreativa Alcaçovense. De realçar também as atividades equestres da responsabilidade da Associação Tauromáquica Alcaçovense e Herdade da Mata e para a III Caminhada Canadas da Pastorícia.
No palco das tradições decorreu ainda IX Encontro de Cante Alentejano do Grupo Coral Feminino Paz e Unidade de Alcáçovas e o cante da terra com a participação do Grupo Coral Os Trabalhadores de Alcáçovas e o Grupo Coral Feminino Cantares de Alcáçovas.
A abertura oficial da feira teve lugar perto às 21h00 e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Bernardino Bengalinha Pinto, da presidente da Junta de Freguesia de Alcáçovas, Sara Pajote e ainda de António Costa da Silva da CCDR Alentejo.
Apesar das dificuldades do momento, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo garantiu que temos mantido todas as atividades e feiras com o intuito de promover o artesanato, os produtos locais, a gastronomia, o património
ou seja, as potencialidades do nosso concelho. Bengalinha Pinto sublinhou a importância de trabalhar com todas as entidades quer a nível local, quer a nível regional, no sentido de ajudar os empresários e os artesãos.