Coruche no 1º Lugar no Ranking de Anuário Financeiro

CouchelogoA Autarquia de Coruche conseguiu o 1º Lugar no Ranking de Anuário Financeiro. O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2011/2012, editado pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas e o apoio de entidades como o Tribunal de Contas e a Universidade do Minho, atribuiu à Câmara Municipal de Coruche o 1º lugar no Ranking Global no universo dos 183 municípios da sua dimensão.

Para Dionísio Simão Mendes, Presidente do Município “este galardão exige muito trabalho, que passa por gastar de forma moderada nas despesas correntes e fazer investimentos através de fundos comunitários”.

Este ranking global dos Municípios é elaborado com base num conjunto de 15 indicadores com diferente peso, que avaliam a gestão financeira, económica, patrimonial e orçamental dos municípios, distribuídos em termos de classificação em 3 grupos: Municípios Pequenos, Médios e Grandes.

Pontuam valores como as dívidas a terceiros por habitante, a liquidez, o endividamento líquido por habitante, a diminuição dos passivos financeiros e ainda a diminuição do endividamento líquido.

O Prazo Médio de Pagamentos também faz parte dos critérios tidos em conta, com base na informação veiculada pela DGAL (Direcção Geral das Autarquias Locais).

Recorde-se que esta entidade já tinha classificado Coruche como a Câmara do Distrito de Santarém que demora menos tempo a pagar aos seus fornecedores, tendo como referência o prazo médio de pagamento registado em dezembro de 2012.