A Câmara Municipal de Sines inaugurou este sábado as novas instalações da Escola das Artes do Alentejo Litoral Serviço de Música, no Largo Poeta Bocage.
A nova sede da escola ocupa o edifício da Câmara Velha requalificado para este fim no âmbito do Programa de Regeneração Urbana de Sines.
O edifício da Câmara Velha passará a ser o centro das atividades pedagógicas do serviço de música da Escola das Artes, mantendo-se a antiga estação de caminhos de ferro em utilização como apoio.
O novo edifício garante à escola condições físicas para um bom acolhimento dos alunos e professores de música e outras atividades artísticas.
A escola beneficiará também do espaço exterior do Largo Poeta Bocage requalificado como extensão ao ar livre para as suas atividades, nomeadamente em audições e pequenos concertos.
A obra na Câmara Velha é um investimento de cerca de 507 mil euros, realizado pela Câmara Municipal de Sines no âmbito do Programa de Regeneração Urbana, cofinanciado em 85% por fundos FEDER / UE / INALENTEJO / QREN 2007-2013.
A inauguração da nova sede coincide com a comemoração dos cinco anos de vida da escola.
Criada em 2008, por iniciativa da Câmara Municipal de Sines, a Escola das Artes, gerida pela Associação Pro Artes, tornou-se uma referência no ensino da música no Alentejo Litoral, oferecendo ensino oficial de música – curso de iniciação (1.º ciclo) e regime articulado e supletivo (2.º e 3.º ciclos) – nos Agrupamentos de Escolas de Sines, Santiago do Cacém, Odemira, Colos e Grândola, com apoios das respetivas autarquias.
Desde 2008, a escola já proporcionou atividades pedagógicas a 2440 alunos, 713 dos quais no último ano letivo (2012/2013). Conta atualmente com um corpo docente de 40 professores.
Além da candidatura para a construção da nova sede, a Câmara de Sines tem outra candidatura aprovada ao FEDER, no âmbito das Redes Urbanas para a Competitividade e Inovação, no seio da qual têm sido feitos vários investimentos na escola.
Esta candidatura tem o montante de 1 milhão 268 mil e 497 euros, com uma comparticipação europeia de 83,96%, cabendo à autarquia os restantes 16,04% (203 mil 466 euros). Contempla projetos de diferentes naturezas, desde as Oficinas de Sensibilização para as Artes a obras de beneficiação do edifício da antiga estação, aquisição de instrumentos, mobiliário, equipamento técnico, etc.