Montemor-o-Novo: Autarquia e Liga dos Pequenos e Médios Agricultores entregam talhões

Entr._Certif._Agricult._Hortas_Comunit_186A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo em parceria com a Liga dos Pequenos e Médios Agricultores desenvolve o projecto das Hortas Comunitárias, que visa criar espaços comunitários de produção, sociabilização e convívio, criando ao mesmo tempo um suporte alimentar, fomentar novas atitudes, comportamentos e estilos de vida mais saudáveis, promovendo a melhoria da qualidade de vida no concelho.

No dia 11 de julho foram entregues pela Presidente da Câmara Municipal, Hortênsia Menino, 24 talhões, para cultivo, nos Casais da Adua, podendo os novos hortelãos começar, desde já, a cultivar o seu terreno. As Hortas Comunitárias assumem, na grande maioria das vezes, um papel fundamental no que respeita ao aumento e diversificação dos recursos alimentares das famílias, numa lógica de complementaridade do rendimento familiar.

Os objetivos deste projecto são promover a horticultura tradicional, incentivando a fertilização orgânica da horta, de forma sustentável, bem como incentivar a troca de experiências intergeracionais, na área da horticultura, valorizando o conhecimento dos mais velhos, transmitindo-o às gerações mais novas. Além disso, potenciam ainda a criação de hábitos saudáveis, permitindo a valorização da componente ambiental e de ligação ao campo e ao mundo rural. 

O Município disponibiliza três blocos de 7.000m2 cada, para implementação de 135 hortas, com áreas entre os 100 e os 220m2. Geridas pela Câmara Municipal e a Liga dos Pequenos e Médios Agricultores, é disponibilizado aos hortelãos, uma parcela de terreno a título gratuito e precário, um ponto de água coletivo destinado à rega das culturas, uma área de armazenamento para pequenas ferramentas e utensílios e ainda, apoio técnico/informativo/pedagógico sobre os modos de produção e práticas agrícolas e ambientalmente corretas.