Viana do Alentejo: 16 pessoas participaram em oficinas de paleografia

oficina_paleografiaDezasseis pessoas participaram, no âmbito da iniciativa “Conhecer a História”, nos workshops “Oficina de Paleografia: A Escrita na Idade Média”, que decorreram dias 26 e 29 de junho.
A iniciativa, coordenada pela historiadora Fátima Farrica, visou divulgar a existência da paleografia, salientando a importância da preservação de documentos e aquisição de noções básicas de leitura e transcrição de documentos em português, da época medieval, por parte dos participantes.
Os workshops com a duração de 3 horas cada, decorreram na Biblioteca Municipal de Viana do Alentejo e destinaram-se a todos aqueles que se interessam pela  cultura medieval.
Os workshops foram dividivos em duas partes. Uma primeira com a explicação básica sobre as formas da escrita, as abreviaturas e as normas gerais de transcrição de documentos, nomeadamente da época medieval. Numa segunda parte, os participantes executaram exercícios práticos de leitura e transcrição documental de textos em português da mesma época de forma individual ou em grupo.