GNR lança apelo para evitar abandono de animais

GNR_abandono_animaisPor alturas de férias do verão, surgem nas ruas milhares de animais domésticos abandonados pelos seus donos.

Cerca de 10 mil cães são encontrados nas ruas com fome, sede, frio e sujeitos a maus tratos, sendo muitos deles recolhidos pelos canis, onde poderão ser abatidos se não forem adoptados.

A GNR lançou uma acção de sensibilização para que estes números diminuam, já que para esta força de autoridade esta é uma questão muito sensível, uma vez que também faz criação de cães.

O abandono de animais é considerada contra-ordenação punida com coima cujo montante mínimo é de 500€ e o máximo de 3.740€.

Antes de adoptar um animal tenha em atenção se tem as condições necessárias para que o animal cresça e se movimente, se tem tempo livre para os passeios diários e brincadeiras, se tem condições monetárias para alimentação e cuidados veterinários.

Não adopte um animal apenas por vaidade e lembre-se que os animais não nascem ensinados pelo que terá que ter tempo para os educar.

Se vir um caso de abandono contacte de imediato a PSP ou o Serviço da Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR.