Cerca de 12 mil alunos do 4º ano estão em risco de chumbar se não conseguirem ter os resultados que precisam para passar de ano na 2ª fase das provas finais de Português e Matemática, que começam hoje.
Cerca de 106.000 alunos realizaram as provas na primeira fase, tendo pela primeira vez decorrido um prolongamento do ano lectivo para os alunos com mais dificuldades poderem recuperar e transitar para o 5.º ano.
Quando foram conhecidos os resultados da 1ª fase de exames, o ministro da Educação, Nuno Crato, considerou-os insatisfatórios e reveladores do muito trabalho que há a fazer com os alunos.
Ainda que sejam essencialmente direccionadas para os alunos que não obtiveram aproveitamento ou tenham reprovado na 1.ª fase, aqueles que por motivos excepcionais não puderam comparecer às provas de primeira fase podem agora fazê-las esta semana.
São cerca de 12 mil os alunos que voltam agora às escolas para repetir os exames e obter as notas positivas essenciais para transitarem para o 5. ano de escolaridade.
A prova final de ciclo de Português da 2. fase realiza-se hoje, e a de Matemática na sexta-feira, dia 12 de julho.