O Centro Científico e Cultural de Macau (CCCM), Instituto Público do Ministério da Educação e Ciência e o Departamento de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, homenageou no passado dia 26 de Junho o ilustre montemorense Prof. Dr. António Alberto Banha de Andrade.
Esta cerimónia, realizada no Auditório daquele Centro Científico, contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Hortênsia Menino, bem como do filho do homenageado, António Andrade e demais familiares e dos Profs. Artur Anselmo, Luís Filipe Barreto e Pinharanda Gomes.
Na sua intervenção, a Presidente da autarquia montemorense Hortênsia Menino afirmou que com uma estreita e profunda ligação a Montemor-o-Novo, o Dr. Banha de Andrade contribuiu para o seu largo e riquíssimo espólio documental para dar a conhecer a importância da nossa cidade e do nosso concelho na formação da comunidade portuguesa.
Recorde-se que Banha de Andrade, um dos mais distintos montemorenses do século XX, viu atribuido o seu nome Largo Banha de Andrade ao Largo em frente ao Convento de São Domingos, sede do Grupo de Amigos de Montemor, do qual foi Presidente. Largo Banha de Andrade valorizado pela construção da sede da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Vila, inaugurada em 2008 e mais recentemente pelas obras de requalificação da sua envolvente, no âmbito do programa de requalificação a que chamámos Montemor Pedra a Pedra.
A obra literária de Banha de Andrade sobre a História de Montemor-o-Novo, publicada pelo Grupo de Amigos de Montemor (Cadernos de História) encontra-se esgotada.