O presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, José Figueira, e o vereador Jorge Quintas foram recebidos no passado dia 26 de junho pelo ministro da defesa, José Aguiar Branco, na sequência de um pedido de audiência enviado pela autarquia.
O pedido foi enviado a propósito de algumas notícias difundidas pela comunicação social que dão conta da transferência da Escola Prática de Artilharia (EPA) de Vendas Novas para Mafra já em 2014, sem qualquer referência ao destino reservado às instalações militares desta cidade alentejana. A comitiva municipal manifestou junto do ministro as suas preocupações e inquietude sobre os factos, entregando-lhe um dossier onde é demonstrado o importante papel que esta unidade militar tem tido na economia e desenvolvimento da cidade desde que aqui se instalou em 1861. A EPA é a escola de exército mais antiga do país e a sul do Tejo, com exceção de Évora, existe apenas o regimento de cavalaria de Estremoz e os regimentos de infantaria de Beja e Tavira o que confirma a importância estratégica e histórica da presença do exército neste território.
A conversa decorreu franca e aberta tendo o ministro mantido uma expetativa positiva no sentido das instalações puderem ser ocupadas por outra unidade militar, estando de momento o Estado-maior do exército a preparar uma proposta concreta que será apresentada no âmbito do novo conceito estratégico de defesa nacional.
As mesmas preocupações já tinham sido manifestadas junto do Chefe de Estado-maior do exército, general Artur Pina Monteiro, aquando de uma visita de trabalho a Vendas Novas em julho de 2012.