Apesar dos avisos prévios, mais de 400 automobilistas foram apanhados na madrugada deste domingo com excesso de álcool, dos quais 127 chegaram mesmo a ser detidos, no âmbito da Operação Baco da GNR.
Esta operação da Guarda Nacional Republicana decorreu pelas estradas de todo o país entre a meia-noite e as 7h00 de Domingo.
No distrito de Évora, 45 militares do Comando da GNR fiscalizaram 348 condutores, e efectuaram 3 detenções por condução com taxa de alcoolemia superior a 1,2.
Para além destas 3 detenções, foram registados mais 3 excessos de álcool no sangue, 10 contra-ordenações, e foi ainda levantado 1 auto por falta de cinto.
Ao todo, entre a meia-noite e as 07h00 da manhã, as patrulhas fiscalizaram 6.200 condutores, os quais 440 circulavam com taxas ilegais.
Desses, 127 apresentavam níveis iguais ou superiores a 1,2 gramas de álcool por litro de sangue, o que é considerado crime.
Na mesma operação, a GNR fiscalizou também 37 automobilistas por suspeita de conduzirem sob influência de drogas. Neste caso, houve dois testes positivos.