O Presidente da República, Cavaco Silva, dá hoje início às comemorações oficiais do 10 de junho na cidade de Elvas.
O Chefe de Estado é esperado às 10:30 da manhã, na Praça da República da cidade, para o içar da Bandeira Nacional.
Depois da Praça da República a comitiva dirige-se para o Cine-Teatro Municipal, para a sessão de boas vindas.
Segue-se a Igreja das Domínicas (Senhor dos Aflitos), onde decorre um momento musical. Seguidamente, na Parada do Castelo, onde está a Presidente da UNESCO e elementos do governo português, tem lugar o descerramento da placa da UNESCO que assinala a inscrição de Elvas na lista do Património Mundial UNESCO.
Após esse ato, Cavaco Silva faz uma comunicação às Comunidades Portuguesas.
A Casa da Cultura de Elvas recebe um almoço privado da comitiva presidencial. Na parte da tarde, às 15 horas, é inaugurada a exposição Fortificações do Território: a defesa e segurança de Portugal, nos séculos XVII a XIX, do Museu da Presidência da República, no Paiol de Nossa Senhora da Conceição.
Pelas 18.30 horas, é inaugurada a nova Avenida do Dia de Portugal, das Sochinhas à rotunda do hospital, em Elvas.
O Presidente da República desloca-se depois para o Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) onde recebe os cumprimentos dos diplomatas sediados em Portugal. Segue-se um momento musical à entrada do MACE, no Largo da Misericórdia e junto do Hotel São João de Deus, local onde Cavaco Silva oferece o jantar às entidades convidades. O dia termina com um concerto de Mariza, no coliseu de Elvas.
A fadista Mariza atua hoje no Coliseu José Rondão Almeida, pelas 22.30 horas, com a participação especial da Sinfonietta de Lisboa.
Este espetáculo está integrado nas comemorações dos 500 Anos de Elevação de Elvas a Cidade e do primeiro aniversário da classificação de Elvas como Património Mundial.