A freguesia de Aguiar em Viana do Alentejo está em festa até 10 de junho.
Marchas populares, sardinhada, dança, música, desporto, jogos tradicionais e exposições são alguns dos destaques da Festa da Primavera, organizada pela Câmara Municipal de Viana do Alentejo e pela Junta de Freguesia de Aguiar, com o apoio das associações locais.
No sábado, a partir das 9h00 decorre a Caminhada da Primavera, que este ano tem partida e chegada de Aguiar, num total de 9,7 km, organizada pela Associação dos Amigos Aguiarenses.
À tarde, a Junta de Freguesia de Aguiar promove um jogo de fustal feminino. Por volta das 19hoo, os alunos do Clube de Saúde Sénior efetuam uma demonstração das suas atividades, estando ainda previstas demonstrações de fitness e cross training aberto à população. A dança volta a marcar presença na Festa da Primavera, a partir das 21h30, com a Classe de Dança Las Palomas y Las Palomitas. A noite prossegue com um baile com a Banda Impulso e os Dj’s da Freguesia.
O terceiro dia da Festa da Primavera começa com um passeio BTT, organizado pela Associação Galopar & Pedalar Clube. A partir das 9h30, a Junta de Freguesia de Aguiar promove um Torneio de Malha. A partir da mesma hora, para os mais novos haverá insufláveis. Para as 10h30 está prevista uma demonstração de Petanca com a colaboração do CCD de Évora. Às 12h30, como vem sendo hábito e porque é tempo de santos populares e de sardinha assada, o Município oferece uma sardinhada à população. Durante o fim de semana, também nos restaurantes aderentes haverá sardinha assada (Café – Restaurante “A Romeirinha”, Café Snack-bar O Sacristão e Cervejaria a Esquina).
À noite, a dança volta ao palco da Festa da Primavera com a atuação do Rancho Folclórico Flor do Alto Alentejo e ainda a Classe de Dança da Associação Equestre de Viana do Alentejo, a partir das 21h30. A noite termina com baile com Nuno Florindo.
No dia 10 de junho, à noite, a encerrar a Festa da Primavera, para além das danças do concelho com a Secção de Dança da Casa do Benfica em Viana do Alentejo, sobe ao palco às 22h00, Quim Barreiros.
Destaque-se ainda a decoração do recinto da Festa, mais uma vez, sob o tema da Primavera. Um trabalho levado a cabo por trabalhadores da autarquia, que contou com a colaboração de Idosas da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo, e que inclui flores de papel e em plástico reciclado, elementos de madeira decorados, entre outros.