Cuidado com o sol: UV é «muito alto»

meteoUVVinte e duas regiões do continente e o grupo oriental dos Açores apresentam risco «muito alto» de exposição à radiação ultravioleta, em dia de aumento de temperaturas, refere o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA informa que as regiões de Aveiro, Beja, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Portalegre, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu, Vila Real, Penhas Douradas e Ponta Delgada (Grupo Oriental dos Açores) apresentam risco «muito alto» de exposição à radiação ultravioleta UV.

Com o nível «muito alto», o IPMA, aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, sublinhando igualmente que se deve evitar a exposição das crianças ao Sol.
A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde, se o nível exceder os limites de segurança, segundo o IPMA.
O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o «baixo» e o «extremo», sendo o máximo o 11.
As temperaturas começam a subir na sexta-feira, intensificando-se a tendência no fim de semana, quando algumas zonas do país vão atingir perto de 30 graus.
Margarida Gonçalves, meteorologista do IPMA, disse à agência Lusa na quinta-feira que os valores de temperaturas máximas vão estar na ordem dos 30 graus nas regiões do interior e do Vale do Tejo, a chegarem ao litoral valores de 27 e 28 graus.
«Esta situação vai manter-se até ao dia 03 de junho, sem precipitação», acrescentou.
Já o vento vai, nos próximos dias, continuar a soprar com alguma intensidade, de acordo com as previsões do IPMA.