Concerto de Órgão hoje na Sé de Évora

Concerto_Orgao26MaioNo âmbito da 2.ª edição de “Música nas Igrejas – Concertos de Órgão”, o organista João Vaz apresenta hoje um Recital de Órgão na Sé de Évora.

O programa desta 2.ª edição – que resulta da parceria entre a Direção Regional de Cultura do Alentejo, Fundação da Casa de Bragança – Paço Ducal de Vila Viçosa e Cabido da Sé  de Évora – contempla concertos de órgão em diversas igrejas do Alentejo, interpretados por organistas como Ton Koopmam, António Duarte, António Esteireiro, João Vaz, Jorge Garcia Martin, Rafael Reis, Willem Jansen, entre muitos outros.

João Vaz encerra este primeiro ciclo de concertos no próximo dia 31 de maio, decorrendo o segundo ciclo entre os meses de setembro e dezembro de 2013. A entrada nos concertos é livre.

Natural de Lisboa, João Vaz diplomou-se em Órgão pela Escola Superior de Música da mesma cidade, sob a orientação de Antoine Sibertin-Blanc, e pelo Conservatório Superior de Música de Aragão em Saragoça, onde estudou com José Luis González Uriol.

É também doutorado em Música e Musicologia pela Universidade de Évora, tendo defendido uma tese sobre a música portuguesa para órgão de finais do século XVIII, sob a orientação de Rui Vieira Nery.

Mantém uma intensa atividade a nível internacional, quer como concertista, quer como docente, em cursos de aperfeiçoamento organístico. Leciona Órgão na Escola Superior de Música de Lisboa e na Escola das Artes da Universidade Católica no Porto. É diretor artístico do Festival Internacional de Órgão de Lisboa (juntamente com António Duarte) e do Festival de Órgão da Madeira e foi o consultor permanente para o restauro dos seis órgãos da Basílica do Palácio Nacional de Mafra.