CEBAL promove “Um dia com”

CEBALNo âmbito da iniciativa “Um DIA COM…” o CEBAL – Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo, receberá no próximo dia 24 de maio, Cláudia Santos, investigadora e coordenadora do grupo de investigação em Disease & Stress Biology do Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa, que irá apresentar a palestra intitulada “Potencial de compostos derivados de plantas na prevenção da neuro degeneração e declínio cognitivo relacionado com a idade”, no Auditório da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja às 11h00.

Estratégias preventivas ou de inibição que permitam retardar ou reverter os défices neuronais e comportamentais que ocorrem no envelhecimento são grandes desafios científicos, numa sociedade desenvolvida, em que o aumento da esperança média de vida resulta numa maior incidência de doenças relacionadas com a idade, conduzindo a maiores gastos associados à saúde.

O potencial de alimentos ricos em diversos compostos bioativos, que evitem a neuro degeneração e o declínio cognitivo, tem sido amplamente estudado. Os flavonoides, classe de compostos bioativos, são reconhecidos pela sua capacidade de proteger os neurónios, contra neurotoxinas, diminuindo ou até mesmo suprimindo reações neuro inflamatórias, potenciando a memória, e a aprendizagem, ou seja o aumento da função cognitiva.

A presente palestra abordará o potencial biológico, numa perspetiva neuro protetora, de compostos bioativos derivados de diferentes alimentos, com especial ênfase, para determinados frutos.