Hoje comemora-se a descoberta das Grutas do Escoural

558667_365008880285266_1778787601_nNo dia 17 de abril de 1963, o tiro de uma pedreira na Herdade da Sala, Freguesia de Santiago do Escoural colocava a descoberto aquela que seria uma das mais importantes descobertas arqueológicas do século XX em Portugal.
50 Anos depois da descoberta da Gruta do Escoural, a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, em conjunto com a Direcção Regional de Cultura do Alentejo, comemoram este importante achado com um conjunto de iniciativas dirigidas ao público escolar, à comunidade científica e ao público em geral.
A Gruta do Escoural, classificada como Monumento Nacional desde 25 de Outubro de 1963, é gerida pela Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA), sendo atualmente o serviço de marcações de visita efetuado no Posto de Turismo do Município de Montemor-o-Novo.

Hoje, pelas 15h00, no Centro Interpretativo da Gruta, decorrerá uma Sessão solene de abertura das comemorações com a presença de representantes da Direção Regional de Cultura do Alentejo, Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Junta de Freguesia de Santiago do Escoural e do Sr. Olímpio Graixinha (testemunha da descoberta da Gruta).
A iniciativa termina com uma visita guiada ao Centro interpretativo e à Gruta.