Congresso Internacional sobre a Síndrome X-Frágil no Alentejo

CongressoO segundo Congresso Internacional sobre a Síndrome X-Frágil, que realiza-se em dois dias, 12 de Abril na Universidade de Évora e 13 de Abril no Fórum Cultural e Transfronteiriço de Alandroal.

Uma Iniciativa que pretende juntar investigadores, profissionais da saúde, da educação e da acção social num momento de debate sobre a temática da Síndrome X-Frágil.

O Município de Alandroal associa-se a esta iniciativa, organizada pela Universidade de Évora, Associação Portuguesa da Síndrome do X-Frágil (APSXF) e Asociación Síndrome X Frágil de Extremadura (ASXFEX), e que contará com a presença de alguns dos maiores especialistas mundiais nesta área.

Este ano o tema central da iniciativa é as “Pessoas, Contextos e Percursos”, pretendendo a organização favorecer uma abordagem multidisciplinar e o debate sobre a investigação produzida sobre as dificuldades que famílias, crianças e jovens enfrentam no seu processo de desenvolvimento e de inclusão social, um dos principais filões de investigação relacionados com a X-Frágil.

 

Depois de no primeiro dia a iniciativa contar com a presença de Donald Bailey, da RTI Internacional ou de Jörg Richstein, da Associação de Famílias com X-Frágil da Alemanha, o segundo dia, no Alandroal, inicia-se pela 10:00 horas e contará com a presença de nomes como Eduardo Brignani, da Associação X-Frágil de Espanha, ou Vitor Franco, da Universidade de Évora.

A sessão de encerramento, que acontece pelas 16:30 horas, ficará a cargo de José Madeira Serôdio, Presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação, e de João Grilo, Presidente da Câmara Municipal de Alandroal.