CAMPO MAIOR: ROMEIROS CONTINUAM ISOLADOS DEVIDO AO MAU TEMPO

Ouguela3O mau tempo mantem isolados mais de uma centena de peregrinos, junto ao Santuário de Nossa Senhora da Enxara, em Ouguela, concelho de Campo Maior (na foto).

Ao final do dia de ontem, domingo, 50 pessoas, entre idosos e crianças, foram resgatadas e mais de uma centena  ainda permanecem no local esta segunda-feira, dia 1 de abril.

Ao início da tarde de hoje, a comunicação entre um e o outro lado da margem fazia-se ainda com dificuldade, recorrendo aos “gestos e gritos”, uma vez que também a rede telefónica é fraca.

A população queixa-se da escassez de mantimentos para quem se encontra retido do outro lado das margens do rio Xévora, que continua com um caudal significativo.Ouguela2_2

“Não comunicamos, os telemóveis aqui já não funcionam, mas o principal problema é que há pessoas que já não têm o que comer”, alertou Rui, um dos habitantes que ficou a salvo do outro lado do rio.

Quem assiste ao desenrolar da situação desde o início relata como se têm vindo a desenvolver a situação. “Creio que há carros submersos e tendas que já devem ter ido rio abaixo”, explicou António José.

Adriana Freitas conseguiu “escapar” com a sua família antes da subida do caudal. Prevendo uma situação complicada abandonou o sítio antes de o mesmo ficar isolado, agora aguarda com expetativa que possa regressar à outra margem para fazer as contas aos estragos.

“As minhas coisas, nomeadamente a tenda com os nossos haveres ficou tudo lá. Não sei o que irei encontrar quando regressar”, desabafou.

As autoridades aguardam que a corrente e causal do rio diminua para que as pessoas possam ser retiradas com segurança. A previsão do tempo para as próximas horas aponta para períodos de céu muito nublado e para o final do dia, períodos de chuva fraca no litoral oeste da região Sul. Vento fraco a moderado e Pequena subida da temperatura máxima.