O mau tempo deixou isolados mais de uma centena de romeiros, junto ao Santuário de Nossa Senhora da Enxara, em Ouguela, concelho de Campo Maior.
Ao final do dia de ontem, domingo, 50 pessoas, entre idosos e crianças, foram resgatadas e 150 ainda permaneciam no local, na manhã desta segunda-feira.
A forte precipitação que se registou no domingo de Páscoa levou a que o caudal do rio Xévora impedisse a saída de quem se deslocou até à outra margem para passar a Páscoa, no campo.
No Alentejo é tradição a população deslocar-se para junto dos rios para passarem em família e contato com a natureza esta época festiva. Porém, este ano, os romeiros de Campo Maior “apanharam um grande susto”.
“Consegui sair porque fui puxado por uma corda e a água já me batia pelo peito”, relatou emocionado Casimiro Cordeiro.
As autoridades estimam que “dez veículos” tenham ficado submersos e vários pertences das pessoas, como frigorificos, foram igualmente levados pela corrente do rio.
No local estiveram 30 elementos dos bombeiros voluntários de Campo Maior, Gavião, Sousel e Nisa, dois guias de mergulho, um condutor de embarcação, a Proteção Civil além da GNR e também a Guardia Civil espanhola para evacuar os campistas que assim o desejaram, pela localidade espanhola de Albuquerque.