Veste Processional na Igreja do Salvador em Évora

veste_processional_mar

A peça do mês patente na Igreja do Salvador, em Évora, é uma veste processional – composta por vestido, corporal e tiara – usada por crianças, que integravam a ala dos anjos, na Procissão dos Passos, nos séculos XVIII e XIX.

A Procissão dos Passos liga-se à devoção ao Senhor dos Passos, que remonta à Idade Média, particularmente aos Cruzados, que tendo visitado os locais sagrados percorridos por Cristo a caminho do Calvário, pretenderam reproduzi-los através de dramas sacros, procissões ou meditações.

O cortejo variou ao longo dos tempos, mantendo, no entanto alguns elementos fixos, como os andores do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores, a ala dos anjos que transportavam os instrumentos da tortura, as irmandades com os seus estandartes e as autoridades eclesiais.

Resultante de uma organização conjunta da Direção Regional de Cultura do Alentejo, Diocese de Évora e Inventário dos Bens da Arquidiocese de Évora, a Peça do Mês encontrar – se em exposição até dia 16 de abril de 2013, podendo ser visitada no seguinte horário: de terça a sexta – feira das 10h às 12h30; das 14h30 às 17h00 sábado das 11h00 às 13h00 e das 15h às 17h00. A entrada é livre.