Seminario “A Geologia na Rota da Vinha e do Vinho no Alto Alentejo”, em Estremoz

ciencia_vivanovoEncontram-se abertas as inscrições para o seminário “A Geologia na Rota da Vinha e do Vinho no Alto Alentejo, Estremoz”, que decorrerá de 22 a 24 de Março de 2013 no Convento das Maltezas (instalações do Centro Ciência Viva de Estremoz). A realização deste seminário, resulta de uma colaboração da Associação Portuguesa de Geólogos (APG) com o Centro Ciência viva de Estremoz (CCVEstremoz), a Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora e a Câmara Municipal de Estremoz.

Com estes seminários pretende-se mostrar os vinhos a um público geral mas de uma perspetiva ampla pois, para além dos aspetos mais ligados à cultura dos vinhos e às suas potencialidades em termos de enoturismo, pretende-se igualmente mostrar uma série de aspetos científicos variados (que vão desde a Geologia, Geomorfologia, Ciências Sociais, Genética…).
O CCVEstremoz junta-se à APG com o intuito de colaborar e apoiar a realização do mesmo, o qual será na sua maioria constituído de conferências, debates, exposições, provas de vinho, visitas a adegas, mostra de produtos regionais, entre outros. Visa-se primordialmente destacar os vinhos do concelho de Estremoz e outros produtos regionais.
Pretende-se que integre o seminário a ação de formação “Da Geologia aos Vinhos no concelho de Estremoz; um exemplo de estudo integrado em ciências naturais”, com um total de 26 horas e à qual corresponde 1 u.c. para professores do 3ºCiclo e Ensino Secundário. No entanto, esta ainda aguarda a aprovação pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores de Braga.
Programa:
Inscrição:Para efetuar a sua inscrição deverá preencher o boletim de inscrição que se anexa e enviá-lo por email para info@apgeologos.pt ou por correio para o secretariado da APG. Em alternativa poderá efetuar a sua inscrição on-line em www.apgeologos.pt, preenchendo o formulário disponível no menu Eventos>Inscrição.