ALENTEJO: QUATRO CONCELHOS COM NOVOS POSTOS DA GNR

edificiognrAlandroal, Castelo de Vide, Ferreira do Alentejo e Reguengos de Monsaraz foram os municípios alentejanos que assinaram um protocolo com o Ministério da Administração Interna, para a cedência de edifícios para a instalação de novos postos da GNR.

Os protocolos inserem-se no programa de reabilitação de edifícios para as forças e serviços de segurança, apoiado pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

João Grilo, presidente da câmara de Alandroal, sublinhou a importância e necessidade desta obra: “trata-se de uma obra muito importante para a sede de concelho, uma vez que, neste momento, não temos posto da GNR”. A parceria com o Ministério da Administração Interna é a melhor forma de concretizar esta obra, referiu o presidente.

António Pita, vice-presidente da câmara de Castelo de Vide, explicou igualmente a necessidade da obra. “O concelho de Castelo de Vide tem um posto a funcionar num edifício desde 1918 e, portanto, é um edifício muito antigo e que não corresponde às necessidades do século XXI”.

No âmbito dos protocolos, as autarquias comprometem-se a apresentar a candidatura ao QREN, que financia o projeto em 85 por cento e ficam responsáveis pela realização da obra.