João Realista expõe no Castelo de Viana do Alentejo

viana_exposicao_artestanho

No próximo dia 22 de fevereiro, a partir das 18h00, é inaugurada no Castelo de Viana do Alentejo, a exposição de artigos em estanho “Artestanho” , de João Realista.

Até 10 de março entre as 9h30 e as 13h00 e das 14h00 às 17h30 podem ser apreciadas várias peças em folha de estanho, pirogravura e casca de ovo.

Natural de Viana do Alentejo, onde nasceu a 19 de julho de 1958, João Realista, agente da PSP, desde cedo evidenciou o seu gosto natural pela artes. Primeiro a música, à qual dedicou alguns anos da sua vida no Grupo Seara Nova e Transtagano. Seguiu-se a pirogravura e , em 2002, dedica-se em exclusivo ao estanho fazendo aplicações em jarras, tabuleiros e guarda-jóias, entre outros.

Para aperfeiçoar e aprender novas técnicas, frequentou em 2003 algumas aulas do curso “Arte em Folha de Estanho”. Em junho desse mesmo ano, expôs em conjunto com a sua mãe, Jacinta Rosa Pereira, numa das salas do castelo de Viana do Alentejo, trabalhos em folha de estanho, tapetes de Arraiolos e pirogravura.

É no seu blog artestanho.blogspot.com que expõe os trabalhos que realiza em folha de estanho e pirogravura e ensina passo a passo as técnicas para elaborar as peças.

Desta forma, a Câmara Municipal de Viana do Alentejo tem procurado a divulgação de trabalhos dos munícipes que, pelo seu papel na difusão da cultura, do desporto, da expressão artítica e lúdica têm contribuído para a dinamização e promoção do nosso concelho.