DINOSAUROS INCENDIÁRIOS E FOTOGRAFIAS PINTADAS

avislavalot

O fim de semana de 23 e 24 de Fevereiro de Ponte de Sor será repleto de eventos culturais muito originais: no sábado 23 às 17:00 horas o Centrum Sete Sóis Sete Luas inaugura a exposição de fotografia “Trajetória” de Marjorie Sonnenschein (Ceará, Brasil) e no domingo 24 às 19:00 horas a Câmara Municipal de Ponte de Sor inaugura o novo edifício da Câmara com o espectáculo pirotécnico “Dinomaquia 2” da companhia de teatro de rua catalã L’Avalot que “incendiarᔠo novo prédio.

 

Marjorie Sonnenschein, formada na Escola de Comunicação e Artes – ECA da USP pela Associação Paulista de Belas Artes, dedica-se à fotografia, edição de livros, e projetos fotográficos nas áreas de documentação urbana, rural, paisagismo, retratos e instantâneos. Fotografou no Brasil, América Latina, Cuba, EUA e Europa documentando como poucos a cena cultural e artística dos anos 70, em particular da cidade de São Paulo. O seu registo fotográfico é tudo menos mecânico (como seria de pensar que fosse a fotografia): são linhas, cores, luzes, cortes, composições e abstrações geométricas. Marjorie pinta com a fotografia. A artista afirma: «Se eu mudo a tonalidade do céu mexendo na temperatura, com a ferramenta que encontrei, eu mexo na temperatura de uma forma mágica. E isso é tão mágico quanto mexer nas cores das tintas em cima das paletas. Então eu me sinto como se estivesse pintando. Eu descobri que tem uma ferramenta que me obedece e que eu chamo de “pincel digital”». Mais conhecida como grande retratista, há muito que Marjorie ansiava por mostrar este conjunto de fotografias que mais se aproximam da pintura. Na exposição “Trajetória”, que traz pela primeira vez a artista a Portugal, são apresentadas vinte seis imagens que configuram o trabalho contemporâneo da artista.

Nos dias 20, 21 e 22 de Fevereiro, a artista realizará vários workshops de criatividade para os estudantes de Ponte de Sor.

O Festival Sete Sóis Sete Luas participará na inauguração do novo edifício da Câmara Municipal de Ponte de Sor, com a o espectáculo original da companhia de teatro de rua de Barcelona, L’Avalot. No domingo 24 às 19 horas o novo edifício da Câmara será “incendiado” pelos L’Avalot que surpreenderão todo o público com a sua originalidade, pirotecnia e grandes máquinas. Não se assustem se encontrarem um dinossauro na rua! A companhia realizou o seu primeiro espectáculo em 1985 e desde então tem tido muito sucesso, conseguindo envolver milhares de espectadores nas suas performances.