“Tapetes de Arraiolos” em exposição em Évora

tapetesconv.mail

É inaugurada hoje pelas 18h,na Galeria de Exposições da Casa de Burgos, em Évora, a exposição “Tapetes de Arraiolos”, organizada pela Direção Regional de Cultura do Alentejo e Câmara Municipal de Arraiolos, com apoio do Município de Portalegre, Museu Nacional de Arte Antiga, Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, Museu de Évora e Centro Hércules.

Os tapetes de Arraiolos são uma ancestral expressão artística produzida através de técnicas artesanais, que se perpetuou no tempo e que constitui uma das grandes referências das artes decorativas portuguesas.

No âmbito da exposição que poderá ser visitada até dia 28 de fevereiro, realizar-se-ão na Galeria da Casa de Burgos duas conferências sobre o tema. A primeira, dia 31 de janeiro, às 18h, intitulada À Redescoberta dos Materiais dos Tapetes de Arraiolos, proferida por Cristina Dias – Professora de Química da Universidade de Évora e responsável/investigadora do Laboratório Hércules – e a segunda, dia 14 de fevereiro, proferida por Teresa Pacheco Pereira, conservadora do Museu Nacional de Arte Antiga.