Restauração do Concelho de Viana do Alentejo assinala-se este fim de semana

13_janeiro_banner_cartazPara assinalar a data, a Câmara Municipal de Viana do Alentejo vai proceder à entrega de medalhas de honra do Município aos grupos corais femininos do concelho. O Grupo Coral Feminino “Paz e Unidade” de Alcáçovas, o Grupo Coral Feminino de Viana do Alentejo e o Grupo Coral Feminino “Cantares de Alcáçovas”, numa cerimónia marcada para as 14h30 do dia 13, no Cineteatro Vianense. Domingo, dia 13, a seguir à Sessão Solene, o castelo de D. Dinis será palco da inauguração da exposição de pintura “A Cor dos Sonhos” de Cidália Pires, que vai estar patente ao público até dia 3 de fevereiro.

As comemorações terminam ao final da tarde, com o espetáculo “Alentejo Canta – em duas Gerações” no cineteatro vianense, a partir das 18h00, onde se evocam as mais genuínas polifonias do Alentejo, através de um encontro entre os mais novos intérpretes no cante, e as gerações mais velhas.

Recorde-se que foi, precisamente, a 13 de Janeiro de 1898 que um movimento de âmbito nacional, encetado por António Isidoro de Sousa, restaurou o Concelho de Viana do Alentejo, extinto em 1895, pela reforma administrativa de João Franco e integrado no Concelho de Évora.
António Isidoro de Sousa, figura maior da história de Viana do Alentejo e um dos mais destacados reformistas do País do seu tempo foi, depois dessa data, Presidente da Câmara Municipal.