DECO esclarece sobre mudança de comercializador de eletricidade e gás natural

Deco_esclarecimento

A Câmara Municipal de Viana do Alentejo e a DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor com o apoio da ERSE, promoveram no Cineteatro Vianense, uma sessão de esclarecimento sobre o tema “MUDAR DE COMERCIALIZADOR DE ELETRICIDADE E GÁS NATURAL”.

Esta sessão de esclarecimento teve como objetivo elucidar os presentes sobre as mudanças que serão introduzidas a partir de 1 de janeiro de 2013, no que concerne ao mercado energético que, a partir desta data, deixa de ser regulado. Quer isto dizer, que os preços praticados vão deixar de ser fixados anualmente pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) passando cada comercializador a estabelecer o seu próprio preço.

Será também a partir desta data que todos os consumidores com contratos de potência inferiores a 10,35 kVA entram no chamado período transitório, que terminará a 31 de dezembro de 2015. Durante este período alargado os consumidores terão obrigatoriamente de optar por um dos comercializadores existentes no mercado e celebrar um novo contrato, devendo conhecer e avaliar as diferentes ofertas existentes por forma a fazerem a escolha mais adequada ao seu perfil de consumo. De registar que neste período irá haver um agravamento no custo total da fatura para quem ainda se mantém no mercado regulado, isto é, quem ainda não mudou de comercializador, o que de certo modo pretende que os consumidores optem o mais rápido possível por o contrato que lhes seja mais favorável. Foi também acautelado aos presentes que esta mudança será feita de forma gratuita.