Acão amanha em Arraiolos contra a extinção de freguesias

arraiolos_freguesias

O Governo levou à aprovação na Assembleia da República, a lei que extingue 1165 freguesias em todo o País.No concelho de Arraiolos que tem, atualmente, 7 freguesias, a Lei prevê que sejam 3 (Arraiolos, Vimieiro e Igrejinha) e 2 Uniões de Freguesias resultantes da “agregação” de S. Pedro da Gafanhoeira e Sabugueiro e S. Gregório e Santa Justa.

Segundo um comunicado da autarquia, “Estas medidas em nada contribuem para a redução do deficit nem da divida pública. Aliás, os gastos e encargos decorrentes da sua eventual aplicação seriam, concerteza, superiores ao que se pouparia. Os eleitos das freguesias, na sua maioria, não recebem qualquer remuneração e muitos Presidentes de Juntas dispendem dinheiro do seu próprio bolso, sobretudo, nas deslocações que, regularmente, têm que efetuar”.

A Câmara Municipal considera que o processo não está encerrado e que a resposta a esta afronta é a luta em defesa do Poder Local Democrático, pela manutenção das 7 freguesias no nosso concelho.

Neste sentido a Câmara Municipal de Arraiolos solidariza-se com a ação a realizar pelas 17:30 horas do dia 18 de Dezembro com a marcha das Freguesias (pela EN4 nos trajetos Cerâmica/Arraiolos e Cruztº Gafanhoeira/Arraiolos) seguida de concentração na Praça do Município em Arraiolos.