Mora – Recuperação da estação caminhos de ferro

estacao_de_mora

Está em curso a recuperação da antiga estação de caminho de ferro de Mora. O projeto, num investimento global de 1,5 milhões de euros prevê a instalação da sede da Estação Imagem, um centro de tratamento de fotografia e espaço para exposições, o Arquivo Municipal e a Biblioteca, atualmente presentes na Casa da Cultura local, e um museu dedicado ao megalitismo do concelho.

O objetivo do futuro espaço visa implantar um equipamento cultural que assuma uma função aglutinadora da população residente do concelho e que consiga captar o interesse de potenciais visitantes através de uma oferta lúdico-pedagógica inovadora, ancorada numa componente museológica sobre a História de Mora e suas gentes.

Para a edilidade, a aposta visa fomentar o crescimento cultural da população que serve; captar novos visitantes e motivar o seu regresso; promover o desenvolvimento do concelho de Mora; divulgar o passado de Mora e projetar o seu futuro, nas suas várias dimensões; e requalificar os edifícios da antiga Estação de Mora, devolvendo-os às pessoas que outrora serviram, e valorize uma estrutura urbana pouco qualificada.

Para o funcionamento deste projeto prevê-se a utilização exclusiva de um espaço para reuniões e serviços administrativos, uma sala de trabalho/formação e um arquivo fotográfico onde se reunirá o legado dos concursos, passados e futuros, promovidos pela Estação Imagem.