“O Natal na minha Terra” contado pelas Ludotecas de Avis

Natal10dezAs Ludotecas Municipais de Avis renderam-se ao espírito natalício e, em seu louvor, iniciaram diligências planeando ao pormenor as suas Festas de Natal. Lembrando e avivando os seus rituais, vão envolver principalmente os mais novos para que conheçam, sintam e perpectuem no tempo a sua tradição.

As Festas, sob o mote “O Natal na minha Terra”, vão fazer-se ao som de cânticos e danças, representações e dramatizações teatrais, protagonizadas por estes artistas de palmo e meio, e visualização de fotografias, em DVD, e serão dedicadas, exclusivamente, ao Natal.

E, porque o Natal é tempo de alegria, de dar e receber, é também tempo de dar início a estas animações organizadas pelo Município de Avis, com o apoio das Freguesias, pais e familiares e a colaboração de toda a comunidade avisense, dando primazia à festa mais desejada pelas crianças, que invade o imaginário de muitos adultos.

 

A programação inicia na quarta-feira, dia 12 de Dezembro, com a Festa da Ludoteca de Figueira e Barros, à qual se irá juntar o Jardim de Infância e a Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico, para o almoço que irá decorrer, a partir das 12h00, no Salão da Junta de Freguesia, ao que se seguirá a dramatização do Conto de Natal “Oh! Oh! Feliz”, de Svjetlan Junakovik.

No dia 14, sexta-feira, a Festa muda de local, vai para o Salão da Junta de Freguesia de Alcórrego, onde “Uma estrelinha especial numa noite de Natal”, de Maria Alberta Menéres, faz a sua apresentação às 20h30.

 

A 15, sábado, pelas 13h00, quem comanda a Festa é a Ludoteca de Ervedal com a dramatização da história “A Aventura no País de Natal”, uma reinvenção de “Alice no país das Maravilhas”, de Lewis Carroll, e com a visualização de um DVD fotografias das atividades realizadas pelas crianças que frequentam aquele centro lúdico.

No domingo, 16 de Dezembro, o evento passará para a Casa do Povo de Aldeia Velha, onde, a partir das 16h00, não irão faltar as danças e os cantares alusivos ao Natal e a representação de algumas histórias tradicionais adaptadas ao tema desta quadra festiva, entre as quais “O baú das histórias do Pai Natal”.

Benavila recebe a sua Festa de Natal, no dia 20, quinta-feira, com a dramatização da história “Uma Profissão de Sonho”, baseado no conto “O que vou ser quando crescer”, de Robson Santos, interpretada pelas crianças.

Finalmente, no dia 22, sábado, o espírito natalício chegará ao Auditório Municipal “Ary dos Santos”, em Avis, onde, às 21h30, será levada à cena “Os globos no Natal da, com apresentação dos melhores momentos das Festas de Natal da Ludoteca”.