Preço do Gasóleo volta a subir

gasolinac

A evolução recente dos mercados indica um aumento no preço do gasóleo. Já a gasolina deve ficar inalterada.

Os preços praticados pelas gasolineiras têm como base a cotação média da gasolina e do gasóleo nos mercados internacionais. E tendo em conta que, segundo dados da Bloomberg, na última semana o gasóleo subiu, antecipa-se um aumento do preço do ‘diesel’ já a partir de hoje.

Por outro lado, a gasolina manteve-se inalterada, o que permite antever a manutenção dos preços nas bombas.

O preço de referência do litro de gasolina em Portugal é atualmente de 1,644 euros enquanto o do gasóleo vale 1,489 euros. As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

Desde o início do ano, segundo dados da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG), o preço do ‘diesel’ subiu 5 cêntimos, enquanto a gasolina encareceu 6 cêntimos por litro. os últimos dados de Bruxelas mostram que, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o décimo mais caro em toda a União Europeia. Já o gasóleo ocupa a 12ª posição no ‘ranking’ dos 27 países do espaço comunitário.

O elevado custo dos combustíveis em Portugal, um dos mais altos na Europa, associado ao menor rendimento disponível, tem motivado quebras históricas no consumo.