Código genético do Sobreiro vai ser investigado

CEBALO projeto “GenoSuber – Sequenciação do genoma do sobreiro” foi aprovado pela Comissão Diretiva do Inalentejo, numa candidatura liderada pelo CEBAL (Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Baixo Alentejo e Litoral) em parceria com o ITQB (Instituto de Tecnologia Química e Biológica), o iBET (Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica), a Biocant – Associação de Transferência de Tecnologia, o INRB (Instituto Nacional de Recursos Biológicos, atual INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária) e o IGC (Instituto Gulbenkian de Ciência).

Este projeto, com início previsto para 2013, tem como principal objetivo o conhecimento do património genético do sobreiro, a espécie florestal com maior interesse económico e social em Portugal.

O montado de sobro, base da indústria corticeira em que Portugal é líder mundial (cerca de 1/3 da produção mundial de cortiça), assume uma importância ecológica e sócio-económica que justifica, por si só, a realização do projeto no nosso país.

A sequenciação do genoma do sobreiro, feita com o recurso a tecnologia de última geração, permitirá um avanço no conhecimento e melhoramento genético da espécie, em questões relacionadas por exemplo com o desenvolvimento da árvore, a formação da cortiça e as respostas a stress, com especial enfoque na resistência a doenças. Este projeto, pioneiro a nível internacional, vai trazer uma nova dimensão à nossa fileira florestal, pela possibilidade de delineamento de estratégias de melhoramento da espécie, com importantes repercussões a médio e longo prazo no sector.