A Embraer assinalou hoje a abertura dos seus dois novos Centros de Excelência, Embraer Metálicas e Embraer Compósitos, em Portugal, na cidade de Évora. Essas duas unidades fabricarão estruturas de fuselagem e componentes representam um investimento de 177 milhões de euros
Antes da cerimónia de inauguração um grupo de cerca de 300 manifestantes ecoram gritos de revolta contra o atual estado do nosso país. Observados por um forte aparato policial os manifestantes ostentavam cartazes e bandeiras negras, gritando palavras. A concentração foi convocada pela União dos Sindicatos do Distrito de Évora, afecta à CGTP.
Quanto à cerimónia, contou com a presença do Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, e de membros do Governo Português. Estiveram também presentes representantes do Governo Brasileiro e da Comissão Europeia que apoiou os dois projetos através do Quadro de Referência Estratégico Nacional, QREN. A todos se juntaram vários executivos da Embraer e os empregados das duas novas empresas em Évora.
Recorde-se que a Embraer anunciou a escolha de Évora para localização da Embraer Metálicas e Embraer Compósitos em meados de 2008 e iniciou o projeto um ano depois. A construção começou em 2010. Com 37.100 e 31.800 metros quadrados, respectivamente, as duas unidades estão nos estágios finais de seus planos de implementação e devem alcançar plena capacidade de produçãono segundo semestre de 2013.