Primeira ala do Mercado Municipal de Reguengos de Monsaraz abriu ao público

MercadoMonsarazA primeira ala do Mercado Municipal de Reguengos de Monsaraz abriu ao público.

Neste espaço há 19 bancas, quatro para peixaria e 15 para venda de legumes, hortaliças, frutas, queijos e presuntos, entre outros produtos alimentares. O horário de funcionamento é de terça-feira a sábado entre as 7h e as 13h.

As obras efetuadas nesta primeira fase visaram a requalificação de toda a ala, com isolamento da zona de peixaria, colocação de pavimento cerâmico antiderrapante, novas bancas em inox para exposição de peixe e colocação de equipamentos, nomeadamente bancas de arranjos de peixe, máquinas de gelo, lava-mãos e esterilizadores de facas. A autarquia adquiriu para esta ala do Mercado Municipal três câmaras de refrigeração para conservação do peixe e uma câmara de refrigeração de subprodutos.

Foram ainda construídos sanitários, balneários e uma sala para lavagem de utensílios. As bancas de legumes também foram recuperadas, mantendo o aspeto arquitetónico existente. Em seguida avança a segunda fase das obras que integra a recuperação das arcadas e a construção de sete lojas para o comércio local, uma cafetaria, o posto de turismo e estacionamento automóvel.

Haverá ainda acessos pedonais para pessoas idosas e com mobilidade condicionada. A requalificação e modernização do Mercado Municipal, um investimento de 533 mil euros, tem como objetivo a adaptação do edifício às necessidades contemporâneas sem desvirtuar a sua arquitetura original.  José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, refere que “é um grande orgulho ver o mercado com uma nova vida e com pessoas que não faziam compras neste espaço há muito tempo. O mercado municipal é um claro exemplo dos fundamentos das obras municipais, pois devem beneficiar as pessoas e melhorar a sua qualidade de vida”.