Moura: Cante Alentejano em destaque na 32ª Feira do Artesanato

FeiraMouraA 32ª Feira do Artesanato e a 3ª Mostra Transfronteiriça de Aromas e Sabores, realizam-se a partir de hoje e até 16 de Setembro no Parque Municipal de Feiras e Exposições, ambas no âmbito da Feira de Setembro, que nesta edição completa 710 anos de realização ininterrupta.

O artesanato, os produtos regionais, as plantas aromáticas e medicinais, o mel e a gastronomia típica da região são aliciantes da feira, paralelamente aos habituais fóruns e colóquios sobre matérias específicas.

Entre as atividades e iniciativas programadas destacam-se, no dia 14, o fórum sobre o futuro das régies-cooperativas, numa organização da Comoiprel, e a entrega de cabazes de legumes de produtores de Moura, seguida de uma sessão de esclarecimento.

A 15, sábado, o dia será dedicado à cooperação transfronteiriça, no âmbito da qual se realiza a Jornada Técnica Transfronteiriça do Projeto EPAM – Plantas Aromáticas e Medicinais. Destacam-se também neste dia o 3.º Fórum da Escola Nacional de Caça, Pesca e Biodiversidade; o 19.º Concurso de Méis; a assembleia geral da APIVALE – Associação de Apicultores do Vale do Guadiana; e uma oficina de fabrico de detergentes ecológicos. Na animação, o ponto alto será a atuação de Jorge Roque, vencedor da última edição do programa “Operação Triunfo” da RTP1.

No dia 16, haverá uma oficina de fabrico de cosméticos naturais, assim como a continuação da mostra de aromas e sabores e do concurso de petiscos, entre outras ações.

Sendo o concelho de Moura terra de cantadores e cantadeiras, a Câmara Municipal de Moura entendeu este ano homenagear o Cante Alentejano. O espaço da entrada da feira será preenchido por uma exposição onde se pretende promover e valorizar esta arte.