Avis: “ciclo Ladeira, 100 anos depois” tem inicio hoje

CentroArqueologiaAvisDe forma a assinalar o centenário da intervenção de José Leite de Vasconcelosno sítio da Ladeira, o Centro de Arqueologia de Avis inicia, hoje, dia 7 de Agosto, o ciclo Ladeira, 100 anos depois.

A programação, a desenvolver em 2012 e 2013, integra um conjunto deiniciativas que procuram valorizar e divulgar, junto da comunidade científica edo público em geral, os resultados obtidos no decurso da primeira fase doprojecto de investigação Intervenção Arqueológica no sítio da Ladeira, Ervedal(PNTA 2006-2009), o qual constitui umas das principais linhas orientadores da investigação arqueológica promovida pelo Município de Avis.

O ciclo terá início no dia em que se assinala o centenário da primeira visita dofundador do atual Museu Nacional de Arqueologia à Ladeira, e será marcadocom a realização de uma conferência dedicada à história do sítio arqueológicoe aos resultados decorrentes dos mais recentes trabalhos aí realizados. Asessão será complementada pela apresentação de uma seleção do conjuntoartefactual recolhido no decurso do projecto e que se encontra atualmente emestudo.

A conferência irá decorrer no Centro de Arqueologia de Avis com entrada livre mas limitada à capacidade da sala.