Hoje é o Dia Mundial das Hepatites

 

HepatitesNo âmbito das comemorações do Dia Mundial das Hepatites, que se celebra hoje,, a SOS Hepatites lança, com o apoio da APEF, o PATH B, ferramenta educacional pioneira, com o objectivo de melhorar a vida das pessoas que vivem com hepatite B crónica.
O PATH B – “A minha jornada com Hepatite B crónica” é uma ferramenta centrada no doente.
Este recurso interactivo educacional consiste num roteiro sobre a hepatite B que guia os doentes através de todas as etapas, aspectos e opções de tratamento da Hepatite B. As seis etapas do roteiro revelam aspectos essenciais do percurso dos doentes com informação essencial desde o diagnóstico à gestão a longo prazo da doença.
Segundo Emília Rodrigues, Presidente da SOS Hepatites, “a importância do PATH B reside na aproximação entre o doente e a sua doença, ao permitir-lhe um maior entendimento e compreensão sobre a Hepatite B.”
Uma inovação do PATH B é o diário online onde os doentes podem gravar notas, apontar resultados, bem como anotar qualquer problema relacionado com o tratamento que possam experienciar para falar com o seu médico na próxima consulta.
O programa contem também a ferramenta “Consulte o seu progresso”, a qual, pela primeira vez, permite aos doentes planear os resultados dos seus testes ao longo do tempo e criar um gráfico de progresso do seu tratamento. O objectivo desta ferramenta é ajudar os doentes a compreender o seu tratamento, e consequentemente ajudar à adesão.
O PATH B “Doentes e Profissionais Juntos pela Hepatite B” foi desenvolvido por um grupo consultivo internacional independente que inclui representantes de associações de doentes e especialistas em Hepatologia de toda a Europa. O programa é disponibilizado como um serviço educacional pela Aliança Mundial contra a Hepatite (WHA) e pela Associação Europeia de Doentes do Fígado (ELPA). O programa foi organizado e apoiado pela Bristol-Myers Squibb.
Apesar de ser um recurso desenvolvido para os doentes também pode ser útil para os médicos de forma a potenciarem diálogo com os seus doentes sobre a progressão da doença, tratamento e a importância da adesão e persistência.