20 de Março é o Dia Internacional da Felicidade

FelicidadeA Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 20 de Março como Dia Internacional da Felicidade. A decisão foi aprovada por consenso pela assembleia-geral, que deseja que todos em redor do mundo se unam à comemoração.

A resolução justifica a importância de um dia como este com o facto de “a procura da felicidade” ser “um dos objectivos fundamentais do ser humano”. Além disso, o documento pede ainda que este dia seja celebrado “de forma apropriada, nomeadamente através de actividades educativas e de consciencialização pública”. De salientar que a ideia para a criação deste dia foi lançada pelo Butão, um pequeno reino budista localizado nos Himalaias que adopta como estatística oficial a “Felicidade Nacional Bruta” em vez do Produto Interno Bruto (PIB).

 

A sugestão foi apoiada pelos governos dos 193 estados-membros da ONU, que consideram, cada vez mais, que novos elementos como a felicidade devem integrar as formas de se medir a prosperidade de uma nação, dominadas, no presente, por indicadores económicos.

Até hoje, o calendário das Nações Unidas integra 120 dias mundiais e internacionais dedicados a temas muito díspares. Agora instituído como Dia Internacional da Felicidade, o dia 20 de Março era já reconhecido, igualmente, como o Dia Internacional da Francofonia.