VI Encontro juntou empresários em Alcáçovas (c/ fotos)

No passado dia 28 de junho, o Município de Viana do Alentejo juntou no Paço dos Henriques, em Alcáçovas, cerca de 20 empresários do concelho para um encontro subordinado ao tema “Empreender no Concelho de Viana do Alentejo: Oportunidades e Casos de Sucesso”.

Na sessão de abertura, o Presidente do Município de Viana do Alentejo congratulou-se com os investimentos que os empresários têm feito no concelho, esperando que as ações/projetos da autarquia os possam ajudar. Independentemente das dificuladades, Bengalinha Pinto, disse que o Município de Viana “vai desenvolvendo projetos em diversas áreas, que esperamos ajudem a economia local”, dando vários exemplos dos muitos projetos para o futuro.

Outro dos projetos de grande importância para o autarca é o Circuito Hidráulico de Viana do Alentejo e o respetivo Bloco de Rega que considera que “irá melhorar a agricultura no concelho e toda a economia local”. Um projeto da responsabilidade da EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, SA mas que, na sua opinião, “deixa  muito feliz todo o executivo da Câmara e estou convencido que também todos os políticos e habitantes do concelho”.

Durante o encontro estiveram em cima da mesa diversos temas, nomeadamente “Investir com pouco capital inicial”, através do qual foi disponibilizada informação sobre os apoios disponíveis ao pequeno investimento no âmbito do DLBC – Desenvolvimento Local de Base Comunitário 2020, sobre os Estágios Profissionais e ainda sobre o acesso ao crédito. Foram, igualmente, apresentados dois testemunhos de empresários do concelho (Chocalhos Pardalinho e Supermercado “O Cantinho”).

Em discussão esteve ainda “Como Construir um negócio social” através do financiamento do Portugal Inovação Social e ainda dos apoios ao desenvolvimento de ideias e capacitação para empresários para a área social da Fundação Eugénio de Almeida, bem como a apresentação dos case study da Crossmind Box, um projeto preventivo de saúde mental e física direcionada a grupos de jovens e adultos e da Associação Outdoors Trails.

O Novo Bloco de Rega do Alqueva foi outro dos temas deste encontro. José Pedro Salema, Presidente do Conselho de Administração da EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, S.A., garantiu que o lançamento do concurso está previsto ainda para 2018, estando a consignação da empreitada prevista para2019 e a entrada em funcionamento prevista para 2021.

O VI Encontro de Empresários do Concelho  terminou com um Alentejo de Honra, propiciando contactos e conversas informais entre os empresários.

Share on FacebookTweet about this on Twitter