Nova ETAR de Montemor-o-Novo em fase de conclusão (c/ fotos)

A nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Montemor-o-Novo, construída no âmbito do Contrato de Gestão – Exploração e Gestão do Sistema Público de Parceria Integrada de Águas do Alentejo, assinado entre a AGDA – Águas Publicas do Alentejo e 20 concelhos do Alentejo, entre os quais Montemor-o-Novo, está já em fase final de execução.

A nova ETAR de Montemor-o-Novo situa-se a oeste da cidade e foi adjudicada pelo valor de 2,068 milhões de euros.

Em complemento a esta importante Estação de Tratamento de Águas Residuais está prevista a construção do Sistema Intercetor de Montemor-o-Novo, cuja construção é também da responsabilidade da AgdA, e já foi adjudicada por 2,228 milhões de euros.

Prevê-se a conclusão da construção da 1ª fase deste Sistema Intercetor para o final do ano de 2018, coincidindo com a conclusão da construção da ETAR, após o que se seguirá uma fase de um ano de arranque, para testes e afinações.

A gestão pública dos serviços de abastecimento de água e de saneamento é que defende os interesses públicos e das populações pelo que a concretização destes importantes investimentos públicos, a par do reforço do abastecimento de água à Cidade e complementada com investimentos nos sistemas municipais, dará um enorme contributo para uma melhor qualidade de vida na área urbana de Montemor-o-Novo.

Mantendo o acompanhamento da obra, no dia 8 de junho de 2018, realizou-se uma visita às obras da nova ETAR, com a presença de representantes da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e da AgdA.