De Boca a Orelha apresentado na Biblioteca (c/ fotos)

O livro “De Boca a Orelha – 365 Tesouros do Património Oral das 4 Cidades”, uma edição dos Municípios de Fundão, Marinha Grande, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António, foi apresentado esta sexta-feira, 11 de maio, pelas 17h00, no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria. Intervieram na iniciativa Gil Porto, Vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, João Veiga, Adjunto da Direção do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo e as professoras Carla Rodrigues (4.º E) e Ana Massano (4.º F), da EB n.º1 de Montemor-o-Novo, cujas turmas participaram no projecto.

Este livro é o resultado do trabalho desenvolvido na última ação educativa do projeto “À Descoberta das 4 Cidades”. Tendo tido início em 2014, ao longos de 3 anos letivos, foi proposto que alunos, professores e comunidade educativa se lançassem à descoberta do património oral, numa viagem pelas 4 cidades geminadas, onde as recolhas foram feitas, percorrendo os 365 dias de um ano, e mergulhando num tempo muito antigo em que este contar de boca a orelha preenchia os dias de velhos e novos, unindo gerações.

Muitas das recolhas foram feitas no âmbito de visitas a Centros de Dia e Lares ou de encontros com os seus utentes. Aí, alunos e professores, conversaram com os mais velhos. O produto final é esta obra, um autêntico repositório de algumas tradições contadas aos serões pelos avós aos netos, neste caso 365 histórias, lendas, provérbios, adivinhas ou lengas-lengas que ficam perpetuadas nas páginas deste livro.

Share on FacebookTweet about this on Twitter