Feira do Pão e Doçaria 2018 (c/ fotos)

Durante três dias Montemor-o-Novo foi a cidade mais doce do Alentejo. O pão tradicional alentejano e a doçaria conventual e tradicional foram o pretexto para esta deliciosa mostra gastronómica, com entrada livre.

Com tão agradáveis ingredientes e um programa para saborear sem pressas, o balanço da iniciativa é positivo, já que o Pavilhão de Exposições encheu-se com muitos visitantes em busca do inconfundível pão alentejano caseiro para petiscar com azeitonas, queijos ou enchidos e, claro está, as inúmeras propostas de doçaria.

No recinto do evento estiveram instalados perto de duas dezenas expositores: Filhoses de Cabrela Montemor-o-Novo), Tentação da Serra (Castanheira de Pêra), Paleo Chefs by F&C (Parragil – Loulé), Helena Inácio (Torres Novas), Pastelaria Terraço (Alcobaça), ALL SWEET (Montemor-o-Novo), Padoro (Guadalupe), Cercimor, CRL (Montemor-o-Novo), Pastelaria Estudantil (Montemor-o-Novo), Moinho de Pisões (Arraiolos), Sabores da Ponte (Ponte de Sor), Neldoces (Rio de Moinhos – Borba), Sogridoce, Ovos Moles e Ginja de Óbidos (Benfica – Lisboa), Padaria e Pastelaria Almodôvar (Montemor-o-Novo), Cascata de Chocolate (Faro), Restaurante O Bifanas “Casa das Empadas” (Montemor-o-Novo).

Na Banca do Pão Alentejano participaram 10 padarias: Alfredo Justino (Casa Branca – Escoural), Pãezinhos Doces (Escoural), Padaria Almansor (Montemor-o-Novo), Sociedade Almodôvar & Irmão Lda (Montemor-o-Novo), Pão dos Baldios (Montemor-o-Novo), Sociedade Agrícola Freixo do Meio (Foros de Vale de Figueira), Padaria do Ernesto (Alcáçovas), Margarida Ilhéu (Alcáçovas), Casa Maria Vitória (Alcáçovas), Padaria e Confeitaria Espiga da Planície (Oriola).

Estiveram também incluídas no programa da Feira do Pão e Doçaria diversas iniciativas. No recinto esteve patente a exposição “PÃOTRIMÓNIO”, dedicada ao pão alentejano.  No sábado, decorreu uma oficina onde a miudagem deu largas à imaginação e com criatividade fez “Arte com Pão”, pela Marca ADL. Já no domingo, miúdos e graúdos, divertiram-se com o jogo da “Roda da Sorte”, numa iniciativa da Monte Dentro, onde ao superar desafios a recompensa era bem doce!

Durante o evento também houve animação musical. Dia 4 de maio, pelas 21h00, atuaram os Seven Dixie. No dia 5, o início da tarde contou com a atuação de duas bandas da Ensemble Montemor, os MIRAGE e os Panic Disclosure. Também no sábado, às 16h30 e 21h00, houve mais animação, desta vez a cargo dos “De Moda em Moda”. No último dia do certame, pelas 15h00, as despedidas musicais foram protagonizadas pelos “Cantadores do Desassossego”.