Évora e as Vozes de Abril

vozes2018-DigitalVozes de Abril: Mini Concertos Perto de Si é o nome da iniciativa que está a decorrer em Évora, contando já com a sua 3ª edição.

Organizado pela Câmara Municipal de Évora e pelas Uniões das Freguesias de de Évora (Centro Histórico), da Malagueira e Horta das Figueiras e do Bacelo e Senhora da Saúde, Vozes de Abril conta com a participação de 18 grupos corais e instrumentais e de 2 Bandas Filarmónicas do concelho de Évora, reunindo mais de 180 cantores e músicos, em mais de 50 mini concertos surpresa, em vários espaços da cidade.

Com uma duração máxima de 10 minutos estes mini concertos não são anunciados, pretendendo constituir uma surpresa a quem assiste, tendo lugar em espaços onde normalmente não há música ao vivo, como locais de trabalho, lugares de passagem, de chegada e de partida.

Nesta edição, tal como ocorreu no ano anterior, os grupos de música circulam pela cidade utilizando a rede de autocarros da Trevo que aderiu à iniciativa possibilitando as deslocações dos músicos entre os vários locais dos mini concertos e proporcionando, por sua vez, diferentes momentos a quem utiliza este meio de transporte no seu quotidiano.

Dia 25 de abril, a iniciativa termina com o concerto final do grupo VOZES de ABRIL. Grupo constituído por mais de uma centena de cantores, que integram a maioria dos grupos participantes, que num trabalho conjunto e dinâmico tornaram possível o encontro de muitas vozes, do qual irá resultar o concerto a ser apresentado no dia 25 de abril, às 12H30, na Praça do Giraldo.

Antes do concerto com o grupo Vozes de Abril, a iniciativa conta ainda com a participação da Banda Filarmónica Liberalitas Júlia que tocará ao meio dia na Praça do Giraldo.

Neste programa participam: Grupo de Cantares do Centro de Convívio da CME, Grupo Coral ARPIFHF, Grupo de Cantares da Sociedade Recreativa e Dramática Eborense, Grupo de Cantares da AHRIE, Grupo Coral e Instrumental Vozes de Canaviais, Cantadeiras da ARPIFSS, Grupo Vozes do Alentejo, Corué – Coro da Universidade de Évora, Coro Polifónico Eborae Música, Grupo Cantares de Évora, Vozes do Imaginário e Gigabombos do Imaginário, Cantadeiras de S. Miguel e Cantadores “Os Marchantes”, Estrelas da ARIFM, Grupo Pastores do Alentejo, Grupo de Cantares Casa do Povo Nª Sr.ª Machede, Tertúlia do Cante, Banda Filarmónica Liberalitas Júlia e Banda Filarmónica S. Miguel de Machede.

Escola Básica S. Mamede, Escola Básica Horta das Figueiras, Escola Básica Frei Aleixo, Escola Básica Canaviais, Escola Conde Vilalva, Escola André Resende, Escola Secundária Gabriel Pereira, Escola Secundária Severim Faria, Departamento de Música da Universidade de Évora, Biblioteca Pública de Évora, IEFP- Centro de Formação, Hospital do Espírito Santo, Trevo Transportes Rodoviários de Évora, Rodoviária do Alentejo, Estação da CP, são as instituições que apoiam e acolhem esta iniciativa que pretende levar o trabalho dos grupos participantes, bem como as comemorações do 25 de Abril, a toda a Cidade.

Share on FacebookTweet about this on Twitter