Futebol: União goleia Perolivense por 0-9 com 6 golos de Xande

futebol-1254x640Neste domingo, 22 de abril de 2018, a partir das 16h00, jogou-se a 24.ª e antepenúltima jornada da Divisão de Elite e a 22.ª e derradeira jornada da Liga AFE.
Na Divisão de Elite, o Grupo União Sport jogou fora de portas em Perolivas onde, numa tarde inesquecível para Xande, que marcou por 6 ocasiões, a equipa Montemorense ganhou por 0-9. O Cabrela, por seu turno, viajou até S. Pedro do Corval onde perdeu por 4-0, e assim complicou mais as contas da manutenção.
Na última jornada do campeonato da Liga AFE, a formação do Valenças despediu-se do campeonato com uma derrota por 0-4 diante do líder e campeão Arraiolense, enquanto que o Fazendas do Cortiço viajou até à Giesteira, onde venceu por 0-2.
Sobre o jogo que a RNA acompanhou com relato, o Perolivense-U. Montemor, de sublinhar que a equipa da casa apresentou-se com apenas 12 jogadores, ou seja, apenas com um suplente, o guarda-redes Tiago Rocha. Já o União alinhou com um quarteto defensivo totalmente novo, em estreia nesta temporada, e com duas baixas de última hora – Fábio Neves e Lino Malhão – e com a notícia de que Paulo Pinheiro havia sido castigado com 6 jogos. Esta foi uma partida que deu para tudo, com uma entrada forte do União, que não poderia ter iniciado da melhor forma, visto que aos 5 minutos já vencia por 0-2. Logo aos 3 minutos Chiola chutou forte para a defesa de Pedro Roque, com Xande a aproveitar para marcar o primeiro da tarde. Dois minutos depois seria Capela a servir Xande que fuzilou e bisou no encontro. O Perolivense, apesar das dificuldades, tentou responder e, inclusivamente, proporcionou uma boa defesa a Nuno Brás. O intervalo iria chegar com a vantagem para o União de 0-2.
A 2.ª parte arrancou com uma alteração no União, com Adrien a render Chiola. Depois veio aquela que foi uma tarde histórica de Xande, que marcou novamente aos 55, 59, 60 e 65 minutos, com uma eficácia do ponta de lança quase a 100%, que assim marcou 6 golos nesta partida. Aos 63 minutos, Profeta e Nuno Silva renderam Peixe e Jean. Aos 70 minutos, após cruzamento de Capela, Nuno Silva no 1.º andar fez de cabeça o 0-7. Para os últimos 20 minutos, Cipriano Madeira faria entrar Fabinho, Canhoto e André Banha para os lugares de Miguel Barrenho, Capela, Nuno Brás. Nas Perolivas iria entrar o guarda-redes suplente Tiago Rocha, mas como jogador de campo, para o lugar de Baleizão. No União, Adrien também fez o gosto ao pé, inscrevendo o seu nome na lista de marcadores, aos 88 minutos. A goleada iria fixar-se nos 0-9, com Nuno Silva a bisar aos 93 minutos. Uma palavra para o guarda-redes do Perolivense Pedro Roque que, ainda assim, impediu que os números ganhassem ainda maiores dimensões. Em síntese, o União efetuou uma partida bem conseguida, com forte atitude ao longo dos 90 minutos, num jogo que se tornou fácil desde muito cedo.

Resultados:
Divisão de Elite AF Évora: Portel 1-3 Sp. Viana, Corval 4-0 Cabrela, Alcaçovense 1-0 Arcoense, Perolivense 0-9 U. Montemor, Redondense 5-0 Canaviais, Lus. Évora 0-1 At. Reguengos, Monte do Trigo 1-1 Juv. Évora.

Liga AFE: Aguiar 2-2 Estremoz (21/4), Valenças 0-4 Arraiolense, Bencatelense 3-1 Tourega, S.B. Outeiro 2-3 Calipolense, Giesteira 0-2 Fazendas Cortiço. Folga: Santana do Campo