“Tarrafal: Dez Pancadas no Carril” e “25 de abril: uma aventura para a democracia” no Cineteatro Curvo Semedo

abril_19_A3O documentário “Tarrafal: Dez Pancadas no Carril” de João Paradela e a curta-metragem “25 de abril: uma aventura para a democracia”, de Edgar Pêra, são projetados hoje, pelas 21h30, no Cineteatro Curvo Semedo, inseridos no Ciclo de Cinema “25 de abril Sempre”.

O documentário “Tarrafal, Dez Pancadas no Carril” é uma reflexão cine-poética sobre a memória do Campo de Concentração do Tarrafal. E pretende sobretudo perceber o mecanismo da memória de um espaço que serviu para aniquilar pessoas que eram contra o regime salazarista e que depois serviu para outras atividades.

Neste documentário é proposta uma reflexão sobre o processo de esquecimento desse período. Perguntando, em última análise, se a continuação da existência dos espaço físico do Campo de Concentração é um garante da memória da sua história e do seu papel como elemento de destruição da oposição ao Regime que ele representa.

A curta-metragem “25 de abril: uma aventura para a democracia” foi realizado com base nos arquivos do 25 de Abril. Fala-nos sobre o fim do fascismo e o 25 de Abril, visto a partir das ruas e dos rostos das pessoas. Mais do que mostrar a revolução militar, revela a adesão popular ao movimento. Imagens e sons do passado (a ditadura e a libertação) misturam-se com imagens e sons do presente (manifestações de apoio à independência de Timor).

Share on FacebookTweet about this on Twitter