Vinhos e gastronomia de eleição em Évora para a nova estação

334797Há mais um motivo para visitar Évora na época de tempo quente que se avizinha.

Para a chegada dos dias quentes, a Enoteca Cartuxa, preparou uma ementa muito especial. A Enoteca Cartuxa, um projeto ousado da Fundação Eugénio de Almeida e da sua Adega Cartuxa, tem preparado para si, para a sua família ou para a sua empresa uma ementa muito especial.

Neste espaço de eleição, a Enoteca Cartuxa, faz-se a perfeita harmonização entre vinhos e gastronomia. A Enoteca Cartuxa localiza-se no Centro Histórico de Évora, entre o Templo Romano e a Sé Catedral.

Na Enoteca Cartuxa, onde se dá primazia aos vinhos da Fundação Eugénio de Almeida, está também em destaque a gastronomia alentejana, com uma carta diversificada tendo por base os sabores e produtos alentejanos. Neste espaço, que privilegia os produtos da terra, haverá lugar para diferentes petiscos e pratos mais elaborados. Nesta Enoteca procura-se fazer uma perfeita harmonização entre os vinhos da Adega Cartuxa e a gastronomia.

Aqui a técnica da cozinha é contemporânea, mas com uma abordagem à essência da cozinha alentejana. Há dois pequenos pormenores: os doces têm menos açúcar do que as receitas tradicionais e nos pratos de sustento dá-se destaque às ervas aromáticas.

Mas há mais. Todos os vinhos estão disponíveis a copo.

A Enoteca Cartuxa, tem ainda um espaço de loja, onde pode encomendar ou escolher os seus presentes de Natal. As sugestões são muitas. Para além dosvinhos da Adega Cartuxa: do Vínea, Espumantes Cartuxa, EA, Cartuxa ou Pêra-Manca, tem também os azeites do Lagar Cartuxa: EAe  Cartuxa, todos extra-virgem. Encontra ainda presunto paio a paleta Cartuxa, resultado do porco alentejano criado ao ar livre nos montados da Fundação Eugénio de Almeida. E ainda queijos, mel, chá, ervas de cheiro, chocolate, licores, gin, bolachas.

Na carta de vinhos terá também a possibilidade de provar as diferentes referências da Adega Cartuxa a copo.

O espaço, descontraído e com atendimento personalizado e profissional, prima por uma decoração contemporânea, mas recheado de apontamentos da cultura ancestral alentejana.

A Enoteca Cartuxa foi pensada ao detalhe. As cores, a decoração, o mobiliário, a iluminação, os detalhes. As ilhas para exposição e venda de vinhos, os armários, as gavetas são feitas com caixas de vinho. Os copos são da prestigiada marca austríaca Riedel. Os talheres são da Cutipol, as louças a imitar as porcelanas antigas das tabernas são da Vista Alegre. A cortiça serve de base para a colocação dos talheres e a ementa é-nos oferecida sobre uma tampa em madeira de uma caixa individual de vinho.

A equipa, jovem e simpática, apresenta uma indumentária descontraída, com calças de ganga e avental vermelho (à semelhança da cor da Cartuxa) e ténis encarnados da All Star.

Na Enoteca Cartuxa, a cultura do vinho e a cultura alentejana estão sempre presentes. A Enoteca divide-se em vários espaços, ligados entre si. A sala de entrada com o grande balcão corrido, onde pode satisfazer o apetite sentado em altos bancos de madeira, a sala da loja, a esplanada, a esplanada das vinhas, a sala das ilhas, com as diferentes referências de vinho da Adega Cartuxa e balcões corridos. A sala semi-exterior que pode ser reservada para grupos.

Num dos pátios, com mesas altas, há sombra de videiras ancestrais trazidas em grandes vasos para aqui. Não falta uma simpática esplanada em pleno centro histórico.

Évora ganhou assim um novo espaço de restauração pensado para os alentejanos mas também para todos os que vistam esta cidade Património da Humanidade.