Futebol: U. Montemor vence Alcaçovense com melhor resultado que exibição

gus alcaçovense 2Este domingo, 15 de abril de 2018, disputou-se a 23.ª jornada da Divisão de Elite e a 21.ª jornada da Liga AFE.
Na Elite, U. Montemor bateu o Alcaçovense por 3-1, num melhor resultado que exibição, já o Cabrela foi goleado em casa por 1-9 com o Portel. Na Liga AFE o Fazendas do Cortiço e o Valenças regressaram às vitórias por igual resultado. O Cortiço recebeu e bateu o Aguiar por 3-1 e o Valenças viajou até Tourega onde venceu por 1-3. De salientar ainda que, com o empate do Calipolense, o Arraiolense, fora de campo e a descansar esta jornada, comemorou o título de Campeão da Liga AFE.
Quanto ao jogo que a RNA acompanhou com relato, o U. Montemor vinha de duas vitórias, enquanto que o Alcaçovense averbava duas derrotas consecutivas. Na 1.ª volta o União tinha batido o Alcaçovense por 0-2. Com uma tarde de chuva, o relvado do 1.º de maio apresentou-se muito rápido mas em boas condições. O Alcaçovense entrou melhor na partida, inclusivamente, criou a primeira oportunidade de marcar, após falha da defensiva do União. A formação forasteira apostava e criava mais perigo pelo lado esquerdo, através de Rodrigo que, à terceira oportunidade, apareceu que nem uma seta nas costas do lateral do União, marcando aos 28 minutos, correspondendo bem a um bom cruzamento de Keiidy. Com 31 minutos de jogo, o União apenas tinha efetuado um remate à baliza, por Fábio Neves, na transformação de um livre. Aos 40 minutos, após grande jogada de Chiola, este é derrubado por um defesa do Alcaçovense, com o árbitro a não ter dúvidas em assinalar o castigo máximo. Na transformação, Fábio Neves deu oportunidade para Xande regressar aos golos. O ponta de lança marcou sem grande balanço e a meia altura, possilibilitando o empate para o União. Entretanto, e na sequência da jogada do penalty, o central Wesley saiu lesionado, entrando para o seu lugar Rego. Pouco depois o Alcaçovense, com muita rapidez nos seus homens da frente, não conseguiram ultrapassar um brilhante Nuno Brás, que efetuou várias grandes defesas. Já mesmo ao cair do pano do 1.º tempo, uma oportunidade para cada lado, mas o empate manteve-se. Em suma, a equipa forasteira esteve muito melhor que o União nos primeiros 45 minutos, valendo à formação da casa, com exibição apátiva, um guarda-redes que com a sua qualidade impediu o 2.º golo ao Alcaçovense.
A 2.ª parte foi diferente, com um União a tentar melhorar e a variar o seu jogo. A partida desenrolava-se bola cá bola lá, com o União mais balanceado no ataque e o Alcaçovense a apostar no contra-ataque. Aos 64 minutos, após cruzamento de régua e esquadro de Capela, houve momento de grande felicidade no 1.º de Maio, com Rui Pereira a marcar de cabeça e a dar a vantagem ao União. Aos 74 minutos, Paulo Pinheiro (vermelho direto) e Paulo Mansos (2.º amarelo) são expulsos, com o jogador do União a perder completamente a cabeça, num momento bem feio neste jogo. O Alcaçovense, entretanto, efetuou dupla alteração, saindo Rodrigo e Keiidy, entrando para os seus lugares Alysson Lima e Francisco Roque. O União, aos 75 minutos, fechou portas, saindo Chiola para a entrada de Luís Peixe, recompondo assim a sua defesa. Cipriano Madeira, aos 85 minutos, iria efetuar mais uma alteração, com Nuno Silva a render Jean. Já nos descontos entrariam no GUS André Pinto e João Profeta, para os lugares de Xande e Capela. Ainda antes do término do encontro, Fábio Neves passou para Nuno Silva marcar aos 94 minutos e, dessa forma, também ele regressou aos golos. A partida iria chegar ao fim, com a vitória a sorrir à formação da casa por 3-1. Em resumo, a 2.ª parte foi mais equilibrada, com um União a estar mais por cima do jogo, enquanto que o Alcaçovense caiu fisicamente, ainda assim, o resultado foi bem melhor que a exibição, sendo de facto um resultado exagerado para aquilo que o Alcaçovense fez.

Resultados Finais:
Divisão de Elite : At. Reguengos 0-2 Redondense, Monte Trigo 0-2 Lusit. Évora, Canaviais 4-0 Perolivense, U. Montemor 3-1 Alcaçovense, Cabrela 1-9 Portel, Arcoense 4-1 Corval, Juventude Évora 2-0 Sp. Viana.

Liga AFE: Santana do Campo 5-0 Giesteira, Fazendas do Cortiço 2-0 Aguiar, Estremoz 1-0 SB Outeiro, O Calipolense 2-2 Bencatelense, Tourega 1-3 Valenças. Folga: Arraiolos

Share on FacebookTweet about this on Twitter