“Poesia Popular” patente no Centro Interpretativo do Mundo Rural do Vimieiro até junho

22 FEV A 3 JUN Expo Poesia Popular VimieiroEstá patente até 3 de junho a exposição “Poesia Popular – Poetas do Concelho de Arraiolos”.

Na sala de exposições temporárias do Centro Interpretativo Mundo Rural, as quadras desenvolvidas em décimas (sujeitas a mote) e os versos merecem um olhar atento.

A poesia popular é “sem dúvida, a mais popular forma poética da tradição oral do concelho de Arraiolos. Guardadas na memória dos narradores retratam histórias, trabalhos, sonhos, brincadeiras, mas principalmente  retratam a tradição. São estes os verdadeiros exemplares do inesgotável cancioneiro que vive  na memória do povo e que se mantêm vivo através da oralidade.”

A poesia popular é uma expressão cultural, que no concelho de Arraiolos assume particular eloquência e manifesta uma energia calorosa, constituindo um contributo importante para a identidade, a tradição e  a memória coletiva das nossas gentes.

A poesia popular perpetua e, simultaneamente, mantém vivos através dos tempos costumes e tradições seculares, que nos transmitem a sabedoria popular e o seu acutilante sentido de observação e critica que, não raramente, confere aos seus poemas uma verdadeira dimensão documental.

A exposição é ainda o reconhecimento da Câmara Municipal de Arraiolos das diversas ações realizadas com os poetas do concelho e da dedicação as atividades e projetos nesta área se tem desenvolvido.