Futebol: U. Montemor bate Portel e regressa às vitórias

gus portel 2Jogou-se na tarde deste domingo, 25 de março de 2018, a 21.ª jornada da Divisão de Elite e a 19.ª da Liga AFE.
Na Elite o U. Montemor recebeu e venceu o Portel por 2-1 enquanto que o Cabrela deslocou-se ao Sanches de Miranda, em Évora, onde perdeu por 9-1 com o Juventude. De salientar nesta jornada, a surpreendente derrota do líder Redondense por 5-1 diante do Lusitano de Évora, que vem trazer ainda maior emoção ao campeonato.
Na Liga AFE, o Valenças viajou até Estremoz onde perdeu por 2-1, já o Fazendas do Cortiço foi batido, em casa, por 1-3, pelo Bencatelense.
Na Elite, em relação ao jogo que a RNA acompanhou com relato, U. Montemor-Portel, este foi o 3.º jogo disputado pelas duas equipas esta temporada. Primeiro o Portel bateu para o campeonato o União na 1.ª volta, depois, também em Portel, o União conseguiu vencer para a Taça. Também de salientar que o União vinha da sua pior derrota, pois havia perdido em Viana por 4-0.
Com muitas alterações e adaptações, destaque no 11 inicial do União para o junior Chiola, que entrou bem na partida. O jogo entre U. Montemor e Portel iniciou de forma equilibrada. Aos 19 minutos, após cruzamento de Capela do lado direito, o suspeito do costume Xande inaugurou de cabeça o marcador. O Portel respondeu à desvantagem e esteve muito perto de empatar, apostando no contra-ataque. Aos 37 minutos, depois de um pontapé livre de André Pinto, Xande quase que bisa, com o guarda-redes da equipa forasteira a mostrar reflexos. Ao intervalo o União vencia pela margem mínima, num jogo dividido, com maior ascendente por parte da formação da casa, mas com um Portel a não se remeter à sua defensiva e a disputar o jogo pelo jogo.
A 2.ª parte iniciou sem alterações em ambas as equipas e com uma partida mais movimentada. As primeiras oportunidades dos segundos 45 minutos foram para o Portel, que entrou melhor, em busca do empate. O Portel dominava, enquanto que o União recuava em demasia. Ainda assim, foi o União que aproveitou a defensiva mais desguarnecida do Portel, com Xande a rematar ao poste. O União iria conseguir ampliar a vantagem, aos 70 minutos, através de contra-ataque, com Chiola na cara de Renato a fazer o segundo do jogo. O União iria efetuar a primeira substituição com Profeta a render Chiola. O Portel iria reduzir aos 80 minutos, com Robôt, que tinha entrado minutos antes, a servir Lorain, que aproveita para marcar. Pouco depois Lino Malhão rendeu André Pinto. Aos 85 minutos, o Portel arriscou tudo e fez dupla alteração com Vítor e Tutu a substituir Martim e Luís Nuno. Já nos descontos, Cipriano Madeira faz mais uma alteração colocando Fábinho para o lugar de Capela. O União acabou o jogo com o credo na boca, pois o Portel nunca se deu por vencido, ainda assim a vitória não iria fugir à equipa alvinegra que assim regressa às vitórias.

Resultados:
Divisão de Elite: Monte Trigo 2-0 Perolivense (16h), Lusit. Évora 5-1 Redondense, At. Reguengos 2-1 Alcaçovense, Canaviais 2-0 Corval, Arcoense 0-5 Sp. Viana, U. Montemor 2-1 Portel, Juventude Évora 9-1 Cabrela.

Liga AFE: Giesteira 1-0 Aguiar, Santana do Campo 1-7 SB Outeiro, Fazendas do Cortiço 1-3 Bencatelense, Estremoz 2-1 Valenças, O Calipolense 2-1 Arraiolense.